RELIGIOSO, EU ???

  

Certa vez conversava com um amigo chegado, e durante a conversa o termo “religião" e “religioso” era recorrente. Enquanto conversávamos aquelas palavras começaram a mexer com meu pensamento e, mais do que as palavras, as circunstâncias às quais elas eram conectadas.
    Foi quando me veio à mente o seguinte pensamento: “ religioso” é todo aquele que tem um tipo de devoção à Deus, diferente do meu. Comecei a meditar nisto... não sei se já ouvi alguém dizer de sí mesmo: eu sou um “religioso”. Já disse e ouvi muitíssimas vezes esta afirmação no passado: eu fui, ou eu era um religioso. Mas confesso que no tempo presente, não me recordo de ouvir isto.

    A princípio foi uma constatação bem chocante. Cá entre nós, a interpretação que damos a estas palavras são muito próximas a um xingamento, sem contar o ar de superioridade espiritual e a presunção de que eu mesmo não sou um religioso. Ora, se a definição apresentada acima para a palavra religioso estiver corretamente percebida, isto significa que todos somos religiosos sob a ótica de outros,  e mesmo os que dizem não ter uma religião fazem disto um novo rito religioso. 

    Assim  sendo,  o melhor a fazer é buscarmos o caminho da humildade e reconhecermos nossas próprias atitudes religiosas, principalmente a pior de todas elas, o julgamento. Isto feito, nos arrependermos de toda arrogância e presunção e cuidarmos de exercitar a religião pura e sem mácula preconizada na carta de Tiago 1.27 “visitar  os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a sí mesmo guardar-se incontaminado do mundo.”

Uma pessoa que faz de sí mesmo um deus, cultua a sí mesmo diariamente sem nem mesmo o perceber.

 

 

Comentários


  1. Muito esclarecedor! E um belo tapa na cara TB (na minha, claro!)

    ResponderExcluir

  2. Muito esclarecedor! E um belo tapa na cara TB (na minha, claro!)

    ResponderExcluir


  3. De fato de uma forma ou de outra, somos todos "religiosos" de certo modo. E que mal há nisso se de fato meu coração for de Jesus, se de fato Ele for o governo da minha vida?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES