o problema é relacional



O problema é relacional.

Dirigindo de volta para casa, após uma conversa a respeito de algumas questões que corriqueiramente nos afligem enquanto igreja, tais como honra, respeito, consideração, sujeição, transparência e outros, deparei-me com o seguinte pensamento:

Temos combatido várias consequências, e nos esquecido das causas. O Reino de Deus é relacionamento. As coisas funcionam mal porque os relacionamentos estão mal. Pessoas feridas ou que tenham visto outras sendo feridas pelo desrespeito, fofocas, maledicência, indiferença, que se sentiram usadas em alguma situação,  etc... reagem se escondendo ao invés de confessarem seus pecados e buscarem ajuda para serem libertos. Pessoas que sofreram abuso espiritual ou psicológico, reagem à autoridade, sentem medo de sofrerem de novo. “O medo produz tormento”.

Aqueles que se entregaram a um “ideal” de comunhão, sem fundamento real em Cristo, invariavelmente se frustraram e se não aproveitaram a situação para rever seus fundamentos em se relacionar com outros, fugirão de novos relacionamentos ou manterão relacionamentos superficiais, sem jamais abrirem-se para serem tocados em níveis mais profundos, a vida vira uma eterna festa, ou se unirão em grupos que tenham as mesmas feridas e se retroalimentarão de suas misérias.

É imprescindível que entendamos que nos relacionamentos o que importa é como o outro percebeu a situação, por mais que me sinta correto e íntegro, se quero restaurar e aprofundar relacionamentos, preciso considerar isto. De nada adiantará eu me arvorar em minha justiça pessoal, ou fazer contas de quanto mais certo eu estou na situação. O caminho para o próximo necessariamente passa pela humilhação e reconhecimento de que posso ter errado em algo. É impressionante como uma atitude mansa e humilde pode gerar um clima relacional totalmente novo e favorável. É muito ruim ser sempre o errado da situação, todos nós sabemos o quanto errados somos, não precisamos que alguém fique nos lembrando isso!

Não adianta tentar consertar práticas se os vínculos relacionais estão abalados.
Vínculos de comunhão cristã verdadeira só se estabelecem e se mantém por meio do Cristo, Ele é o que temos, de fato, em comum.

Se queremos as práticas corretas entre os irmãos, é imperativo que compreendamos a natureza de nossos relacionamentos, tomemos nossa cruz e sigamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES