QUE EXPERIÊNCIA É VIVER COM MEDO, ISTO É ESCRAVIDÃO!




QUE EXPERIÊNCIA É VIVER COM MEDO, ISTO É ESCRAVIDÃO!

I Jo 4.17-18 Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo Ele é, também nós somos neste mundo. No Amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

Em dias tão atribulados como os que estamos vivendo, esse texto é de grande conforto.

A certeza do amor de Deus presente em nossas vidas nos livra do tormento da insegurança, das neuras das notícias alarmistas. Este mundo, sobretudo a mídia, adota a lógica do “quanto pior, melhor”, a desgraça vende muito, coisa de loucos.
Ouvi certa vez em um vídeo um filosofo dizer que existe mais medo de coisas ruins, do que coisas ruins a se temer.
Sim existem perigos, sim eles são reais, mas o medo é um processo interno, ele só existe em nossa imaginação, é um sistema de alerta, utilíssimo em situações de risco real e imediato, para fugirmos ou resistirmos, mas fora disto ele se transforma em tormento. Verdadeira escravidão que subjuga todas as ações e reações ao seu próprio domínio, uma pessoa dominada pelo medo pode ficar paralisada, ou tomar decisões impensadas e cometer verdadeiras atrocidades. Pensando em sociedade, o “comportamento de manada” passa a controlar o pensamento das pessoas, de tal maneira que o medo do pior se torna o gatilho para que o pior aconteça. Assim o pavor da escassez provoca a tão temida escassez, o medo da perda provoca perdas ainda maiores, pessoas que em seu estado normal são até altruístas passam a agir pensando exclusivamente em si mesmas, pois estão sob o domínio do medo.
Pensando estarem reféns da situação ao seu redor, na verdade estão escravizadas por seu próprio pensamento. O medo só existe dentro de nós.
Sim, agimos bem em sermos prudentes, cuidadosos, precavidos, mas se nos deixarmos dominar pelo medo, seremos todos escravizados por ele e nos tornaremos inúteis a qualquer bom propósito.
Quem se expõem desnecessariamente a perigos reais, não é corajoso, é tolo. Isto também é vaidade, também escraviza.
O melhor lugar para encontrarmos a coragem e a prudência necessária para vivermos os nossos dias, é sob a certeza do amor de nosso Pai, é ele que nos dará a confiança indispensável para o dia do juízo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

CABRESTOS E ANTOLHOS.

VOZES