DISCIPULADO







DISCIPULADO

O chamado; Pedro, Tiago, João.... atenderam o chamado pela autoridade de quem o fez, ninguém pode ser discípulo de Jesus, senão em resposta ao chamado dele, aquele que chama capacita ao discipulado. Em Jo 15, antes de sua partida, Jesus lembra os discípulos da condição em que foram chamados. Àqueles estava destinado gastar o resto de suas vidas junto ao mar pescando, sem qualquer outra perspectiva, Jesus chega e diz vinde e farei de vocês pescadores de homens, vamos conquista-los pelo amor e dar-lhes uma nova vida... 

Importante entender, que ser discípulo de um rabino naquele tempo era o que havia de mais importante para ser naquela cultura, apenas os mais aptos e que caíssem na graça do mestre que escolheram , seriam aceitos como discípulos. E por isto seriam admirados pelo povo.

Vemos em Lc 9;57 que três homens se ofereceram para seguirem com Jesus....

Jesus não estava em busca de gente “entusiasmada”, mas daqueles que respondessem ao seu chamado. Muitos sofrem decepção por se oferecerem ao discipulado sem terem ouvido um claro chamado a ser discípulo, acreditam que sua boa vontade é suficiente e que estão quase fazendo um favor em se oferecer.

Em minha juventude tentava ser um bom rapaz e agradar a Deus, neste tempo ouvi o chamado dele, venha a mim....

O discipulado é a Cristo.

À partir do momento que respondo ao chamado positivamente, já não há mais opções, apenas seguir o chamado.

O chamado em primeiro lugar se refere a andar com Cristo, tornar-se semelhante a Ele e em decorrência disto tornar-se um pescador de homens. Qualquer outro chamado mais específico será decorrência da resposta ao chamado inicial.

Mt 28 18-20 como fazer discípulos?

Indo - enquanto você segue o curso da vida, seja qual for sua atividade no momento.

Fazei discípulos - mostre o reino de Deus e anuncie a boa nova.

De todas as nações - de todo etnos, todo grupo social, sem limitações.

Batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo - o batismo é a resposta da fé, inclui o 
homem em Cristo e sua igreja, é aporta de entrada no discipulado.

Ensinando-os a guardar - mostrando com sua vida o que significa seguir a Cristo, não basta informação sobre, é necessário mostrar como.

Todas as coisas que vos tenho ordenado - amem-se uns aos outros, resume tudo.

E eis que estou convosco, todos os dias até a consumação do século - a presença do Cristo torna tudo possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

CABRESTOS E ANTOLHOS.

VOCÊ TEM UMA BOA AMIZADE?