QUE TAL UMA FEIJOADA?



QUE TAL UMA FEIJOADA?

Ouvi esta ilustração de um irmão pregando sobre o texto de I Pe 1: 3-11.

por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. 10 Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. 11 Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Muito me chamou a atenção a simplicidade e praticidade da ilustração, vejamos.

Para fazermos uma feijoada, são necessários vários ingredientes, a começar obviamente, pelo feijão, depois vamos acrescentando os mais variados itens que enriquecerão a nossa feijoada, tendo ao final um delicioso prato que supre amplamente os comensais.

Como isto se aplica ao texto?

O elemento essencial é a fé, o que é fé? Ora dirão, fé é a certeza das coisas que se esperam... sim, por certo, mas sejamos mais específicos, a fé aqui mencionada é a convicção da obra realizada por Cristo para nos limpar de todo pecado e nos dar uma nova vida. Fé é aquilo que nos impulsiona à ação, à mudança.

E os demais ingredientes? 

Virtude; disposição constante do espírito que induz a exercer o bem e evitar o mal. É algo que vem do íntimo, força moral e espiritual necessárias à permanência em Cristo.

Conhecimento; entendimento, inteligência, saber. Disposição de estudar e compreender as escrituras, e a própria vida, para melhor compreensão dos fatos da vida e ser mais útil ao próximo.

Domínio próprio; temperança, auto controle, auto disciplina, capacidade de se dominar diante de qualquer circunstância, conter seus ímpetos e instintos a bem de todos e de alcançar os propósitos estabelecidos.

Perseverança; estabilidade, constância, tolerância, qualidade da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade a fé e a piedade, mesmo diante de provações e sofrimentos.

Piedade; devoção, reverência, fidelidade à Deus, tudo aquilo que fazemos para cultivar nosso relacionamento com Deus, oração, meditação, jejum, ofertas, toda manifestação prática de nossa fé.

Fraternidade; relacionamento de irmãos, considerar como irmãos, amor expressado entre irmãos, sentimento de família, consideração, respeito. Cooperação entre irmãos.

Amor; ágape, refere-se ao amor de Deus, incondicional por todos os humanos. Este tipo de amor é o vínculo da perfeição, explanado em ICo13, aqui não importa mais se são irmãos ou não, ama-se por que Deus amou primeiro.

Iniciamos com fé, finalizamos com o amor (ágape), este é o caminho da perfeição, assim, segundo o apóstolo, nossa caminhada será frutífera, seremos operantes e nossa entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador jesus Cristo, será amplamente suprida!!!

Mãos à obra!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES