Bem e mal x vida.


Bem e mal x vida.

Em uma conversa com uma irmã veio-me um argumento para o qual ainda não havia atentado, conhecemos bem o relato do Gênesis 3, quando Deus dá a ordem ao homem que não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal e das consequências da desobediência a esta ordem...

Desnecessário rever o assunto, contudo em meio à conversa, atentei para o fato de que ainda hoje, a cada momento nos é dada esta escolha, comer da árvore da vida, ou comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. 

Normalmente temos andado a comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, e até nos orgulhamos disto, afinal conhecemos o que é certo e o que é errado, e à princípio, acreditamos estar fazendo o que é certo, acontece que conhecer o bem e o mal é decorrência da desobediência e portanto é conhecimento contra Deus. Na verdade todo o conhecimento do bem e do mal é conhecimento contra Deus, o projeto inicial era que comêssemos da árvore da vida e tudo o que necessitássemos viria daí, a vida preencheria todas as nossas lacunas e nos daria plenitude, afinal a vida é o próprio Deus, sendo Deus pleno, seríamos também plenos. Afinal o homem é o que ele come, como diz o ditado...

O Cristo disse “quem de mim se alimenta por mim viverá “ Jo 6;57, cabe-nos uma decisão diária, nos alimentaremos do conhecimento do bem e do mal, ou da Vida? Nossas decisões serão baseadas no conhecimento do bem e do mal, ou do nosso relacionamento com a vida??? Continuaremos a caminhar por tentativa e erro, ou ouviremos a voz do bom pastor??? Nossa vocação e profissão serão escolhidas pela possibilidade de ganhos e projeção social, ou pelo conhecimento de nosso chamamento??? 

Bem e mal, certo e errado, lucros e perdas, vantagens e desvantagens, prós e contras, bom e ruim, cara ou coroa, custos e benefícios etc... são todos variações de um mesmo tema, o homem buscando meios de seguir sua vida de forma independente de Deus, traçar o seu caminho sem necessitar depender de alguém além de si mesmo.

Em outra ocasião conversando com outro irmão acerca de decisões na vida profissional, levantávamos várias suposições até que me dei conta de que na verdade tínhamos duas vertentes a seguir, uma, levantar todas as variáveis que conhecíamos e fazer uma decisão administrativa, baseados em nosso conhecimento e experiência (bem e mal), outra, ouvir a voz do bom pastor e seguir em frente, ainda que fosse a alternativa menos provável aos nossos olhos... como Administrador de empresas, fui treinado a fazer análises de valor comparativo e confesso, acho melhor fazer assim do que lançar uma moeda e decidir na sorte. Contudo a proposta do Senhor não é uma nem outra, a proposta dEle é que nos alimentemos dEle e assim viveremos, à partir dEle. É, para isto será necessário uma completa reeducação, pois afinal de contas  estamos muito mal acostumados a agirmos com base na escolha de Adão.

Fica uma pergunta prática, como podemos hoje nos alimentar de Cristo??? Como em meio a tantas vozes (inclusive falando em Seu nome), ouvirmos a voz de Cristo???

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

CABRESTOS E ANTOLHOS.

VOZES