FORÇA X CÃS








Muitas vezes ouvi de meu pai a seguinte frase; ah... se eu tivesse hoje a sua idade, com a experiência que eu tenho...

Achava aquilo interessante e imaginava o 
que seria capaz de fazer alguém que conseguisse juntar estas duas coisas em um só momento de sua vida, a força da juventude com a experiência e a sabedoria advindas da idade mais avançada, seria fantástico!!!

O tempo passou e hoje me vejo tendo o mesmo pensamento, quem me dera conhecer o que conheço hoje aos 25, 30 anos de idade... mas já concluí que estas duas coisas em uma só pessoa são antagônicas, só adquiriremos experiência com o passar dos anos, e é impossível voltar no tempo... como diz a música, o tempo não para!

Não preciso dizer que este é um pensamento paralisante e saudosista, incapaz de produzir mudanças e transformações, afinal não tenho mais o vigor físico dos meus 20 e poucos anos, e nem alguns dos motivos que me impulsionavam então.

Esta manhã, lendo um livro sobre mentoria, uma ficha caiu (antes tarde que nunca....), esta combinação é impossível em uma só pessoa, contudo existe sim uma forma de unir estas coisas, e se tal acontecer, certamente uma liberação enorme de energia construtiva acontecerá!

Imagine, todo o vigor e disposição dos mais jovens, aliado à experiência e sabedoria dos mais velhos, isto seria poderoso!!!

Ah, mas existe o abismo de gerações, as crises entre jovens e velhos, isto é impossível... Será? Quem determinou isto? Não existe mesmo a possibilidade de uma geração impulsionar a outra nos dois sentidos? Uma relação sadia de aprendizado mutuo, com cada geração se beneficiando do que a outra tem de melhor, e suprindo a necessidade  da outra, é mesmo impossível? Este tal abismo é mesmo intransponível?

O que podemos fazer para mudar isto?

Se cremos no que diz o sábio “a força dos velhos está nas suas cãs”..., certamente cabe a nós nos utilizarmos desta força, para nos aproximarmos dos mais jovens e servi-los com esta força! Afinal já fomos jovens, sabemos o que passamos e o que nos teria feito muito bem termos aprendido.

Nossa cultura nos faz desperdiçar a cada geração uma enormidade de aprendizado. Necessitamos a cada geração aprender tudo de novo, pois perdemos a capacidade de aprender com a outra geração, nos dois sentidos.

Nós os mais velhos nos encastelamos em nossa experiência e ficamos inalcançáveis, insistimos em que as coisas permaneçam exatamente iguais ao que experimentamos, os mais jovens insistem em fazerem tudo de forma diferente e não se dão conta de que estão fazendo o mesmo que seus pais fizeram, desperdiçando assim uma enorme energia e tempo para aprender com seus próprios erros o que poderiam aprender com os erros de seus antecessores...

Se quero deixar algum legado nesta terra, de muito pouco adiantará investir em minha própria geração, é mister investir pesado na geração seguinte, assim quando não mais estiver aqui, a próxima geração estará, e se beneficiará do que fiz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES