HOMEM QUE É HOMEM NÃO CHORA?



Escreví estas linhas no mês de novembro de 2015 e confesso relutei um pouco até decidir repartir aquí no site…
Tenho andado nos últimos dias com vontade de chorar e muitas vezes sem nem ter um motivo específico, certamente por influência dos acontecimentos durante este ano que se vai, e pelo uso prolongado de remédio que reduz os índices de testosterona, o fato é que nos últimos dois meses fui acometido de uma síndrome do choro involuntário. (não, não estou deprimido)
Alguns devem ter ideia de como chorar diante das pessoas pode trazer constrangimento… Para os outros.
Fico espantado com a inabilidade da maioria de nós seres humanos lidarmos com o choro alheio, principalmente se quem está chorando é alguém que socialmente não “deveria” estar chorando, de pronto surgem as almas mais caridosas que se apressam em deduzir o motivo do choro e começam a “consolar” e a orar, sem mesmo esperar para saber o que se passa, a intenção é das melhores com certeza, mas o efeito pode ser devastador dependendo do estado da alma chorosa.
Parece que o choro alheio é uma daquelas coisas contagiosas e que se não for exterminado em sua origem, contaminará o arraial com uma onda de tristeza sem fim, ou coisa pior.
Afinal porque chorar???
Porque faz bem! Faz bem para a alma, para o coração, para todos os órgãos, o choro libera a alma para coisas mais produtivas e belas que o momento no qual se está, o choro desimpede o canal das emoções reprimidas, assim fará bem para a digestão alimentar….. chorar traz alívio, traz consolo, traz renovo, traz novas energias, concilia o sono, dispersa angústias, multiplica as alegrias. Há casos em que o choro pode fazer o contrário, tipo o choro de autocomiseração, o choro de ódio, amargura, pirraça, de chantagem emocional, estes são usos indevidos desta bênção natural que Deus nos deu ao nos criar, a capacidade de chorar e deixar rolar nas lágrimas a dor que nos aflige!
Chora-se por muitos motivos, às vezes até antagônicos, chora-se por dor e por alívio, por tristeza e por alegria, por ganhar e por perder, por chegar e por partir, por nascer e por morrer, por gratidão e por ingratidão, por compaixão do próximo e por pena de si mesmo, quando se adoece e quando se é curado, pelo que tem e pelo que não tem, enfim uma infinidade de motivos validos ou não, justos ou não, o que importa é que o choro é livre.
Um amigo diz sobre as mulheres, “elas tem uma caixinha de lágrimas, que quando enche tem que deixar transbordar, não adiante procurar explicações, é só deixar as lágrimas rolarem, sem interromper”, em 26 anos de bem casado e com uma linda filha de 21, tive várias oportunidades de presenciar isto. Mas, e os homens, não tem tal caixinha? Ou secaram suas caixinhas com ideias esquisitas sobre o ser homem e sobre o choro e perderam a capacidade de chorar??? Afinal homem chora ou não chora???
Em minha experiência posso afirmar que homens de verdade choram, e muito. Afinal é preciso coragem para chorar em público e causar todo o constrangimento como dito acima, e como é bom chorar. Nos humaniza, nos lembra quem somos, de onde viemos e para onde vamos, nos iguala em uma emoção básica. Não, não são os fracos que choram, Jesus também chorou e até lágrimas de sangue!!!Homens fortes e valentes também podem e devem deixar suas lágrimas rolarem sempre que necessário.
Aqueles que se permitem chorar, permitem que suas emoções se renovem, que suas ideias sejam arejadas, abrem assim espaço para o consolo.
Quer ver uma situação embaraçosa? Vá a uma casa onde há luto, ou enfermidade, atente seus sentidos e perceba o que ocorre, em sua maioria as pessoas estão tão preocupadas em dizer algo e tão constrangidas por estarem ali, que saem repetindo os primeiros chavões que lhes vem ao pensamento, cumprem sua “obrigação” e saem de perto, não param para sofrer junto, sentir junto, muitas vezes suas palavras não adiantam de nada, o que conta de fato é a presença, sobretudo a presença do Cristo que habita no irmão, muitas vezes tudo que é necessário é ficar ali, mudo. A presença, o olhar amigo, o ombro para acolher o choro é que farão toda a diferença, e que mania besta é esta de querer que a pessoa pare de chorar! Deixe ela completar o seu cálice de aflições e desintoxicar a sua alma, porque ao invés de dizermos seja forte! Não dizemos estou contigo para o que der e vier? Ou ainda, pode chorar à vontade, esta é uma dádiva que Deus te deu!!! Também seria de bom tom perguntar, posso fazer algo por você neste momento? Gostaria de repartir sua dor comigo?
Lembrei-me de um filme japonês, onde duas senhoras viúvas, amigas de longa data se encontravam anualmente, e quando este encontro se dava, elas sentavam-se de frente uma para outra e ficavam um longo tempo sem dizer absolutamente nada! Depois se despediame iam embora, para qualquer um de nós isto é inconcebível, mas pense, muitas vezes não temos desperdiçado momentos preciosos na companhia de pessoas amadas devido à nossa incansável tagarelice, que nos impede de ouvir o íntimo do outro?
Tenho algumas situações bem específicas que quero repartir com todos, uma há cerca de um mês participei de um retiro no RJ e já no sábado enquanto todos cantavam, senti um nó na garganta, tentei resistir, mas acabei deixando as lágrimas rolarem, e enquanto elas rolavam meu coração se aliviava, também se revelava para mim, algumas coisas que estavam me incomodando há algum tempo, conversei em particular com Aba, disse o que estava ocorrendo e continuei com os irmãos. Bem no último dia do encontro, após compartilhar a palavra com os irmãos, senti de novo o tal nó, relutei mas sucumbi fui diante de todos e chorei como criança que busca por sua mãe, abri o que me afligia, basicamente uma amargura pelo assalto ocorrido em minha casa, e a sensação de angústia em certos momentos com a cirurgia de próstata que estou por fazer. Bendita hora em que tive a coragem de fazê-lo, pude ser renovado em meu interior e de novo as lágrimas cumpriram seu papel de trazer consolo.
Noutra situação mais recente, fui acometido de um mal digestivo que causou intensa dor na região do estômago, fui parar no pronto socorro duas vezes (domingo e quarta), aplicaram medicação emergencial mas nada para resolver o problema, a situação agravou e no sábado estava me sentindo fraco e cansado de tudo aquilo, levante cedo e fui fazer um exame de sangue, confesso foi difícil de conter as lágrimas no laboratório, a tal caixinha enchera e não me dei conta disto, não, não tenho medo de tirar sangue, por favor me entendam. Meu coração estava angustiado, saí de lá e entrei no carro, pensei comigo, tenho pelo menos 15 minutos de choro livre sem precisar de me preocupar com os demais e abri as comportas da caixinha, ainda bem que os vidros do carro são escuros, acho que ninguém percebeu….mais tarde neste dia enquanto buscava socorro no hospital a dor se intensificou muito e com ela uma sensação de estar só, apesar de estar cercado de pessoas que me amam profundamente, e lá vem de novo o nó na garganta, que faria eu, se começasse a chorar no pronto socorro ia deixar todos assustados, saí de fininho me fechei no wc e deixei o meu pranto rolar!!! Minutos depois lavei o rosto e sai de lá para ser medicado, agora com o coração mais aliviado, nada mudara, mas o meu estado interior havia sido renovado!
Acabei passando três dias internado, com muito desconforto no aparelho digestivo, mas com muitas demonstrações de afeto, cuidado e carinho, e lá vinham elas (as lágrimas) de novo querendo dar o ar da graça!
Hoje fui almoçar e creio que pela primeira vez na vida me dei conta do privilégio de poder comer, quando se tem comida! Fiquei literalmente maravilhado em poder assentar à mesa para uma refeição simples como a dieta recomenda, mas poder comer, sem receio de passar mal, ter dores etc…. gratidão, mais um bom motivo para chorar, segurei a onda, mais tarde fui ao gastroenterologista (acho que é assim que escreve), olhou o novo exame de sangue e disse, é isto nos deixa mais tranquilos, vamos seguir com a medicação e até o fim da semana deve estar tudo ok, uau que notícia agradável de ouvir, mais uma vez tenho de segurar a onda, entrei no carro de volta para casa e pensei tenho outros preciosos minutos para deixar rolar o meu pranto sem dar explicações, e aí um misto de emoções, lembranças, projetos, idéias, foram todos banhados em muitas lágrimas, só parei antes de chegar em casa pois fui interrompido por uma chamada de celular. O resultado disto, alívio na alma, liberação de resíduos tóxicos de lembranças não boas, liberação de gratidão pelo livramento, paz de espírito!
Bem aventurados os que choram, porque serão consolados! Mt5;4 Ensinou o Mestre, creio que a partir daí posso concluir; infeliz de quem perdeu a capacidade de chorar, pois jamais conhecerá o consolo que pelo vêm pelo simples fato de chorar.
Sl 137;1 Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.
Sl 119; 71 foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.
Sl 30:5  Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES