MENINOS POR PRÍNCIPES

Isaís 3;4 " dar-lhe-eis meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles…"
Da primeira vez que ouvi esta frase, não sei explicar bem porque, imaginei algo muito bom, como se um povo fosse tão ordeiro que mesmo uma criança poderia governa-lo, qual não foi minha decepção quando finalmente fiz o que sempre deve ser feito. Li o contexto no qual está inserida a afirmação, aliás de há muito já ouvi “um texto fora de contexto serve como pretexto”, ou seja fora de seu contexto, qualquer texto pode ter a interpretação que melhor me convier…. voltemos então ao contexto, esta frase está inserida numa série de consequências estabelecidas por Deus, devido à desobediência de Israel.
Embora todos nós gostemos de crianças, de sua alegria, vivacidade, espontaneidade, simplicidade e outros atributos, na hora em que necessitamos de decisões firmes, arrojadas, corajosas, sábias, preferimos a segurança de quem tem juízo e justiça suficiente para conduzir a situação, imagine uma nação sendo conduzida em suas inúmeras necessidades por uma criança! Ou tendo que suportar as meninices e caprichos de um príncipe menino? Não que muitos dos governantes que deveriam ser maduros não estejam agindo como meninos… mas isto é parte de uma maldição. Vivemos em um regime democrático e escolhemos nossos líderes em função de nosso entendimento, ora se um povo não se importa com Deus, seus dirigentes tampouco se importarão.
Podemos utilizar a mesma lógica do governo da nação, no microcosmo de nossa família.
 Deus deu pais aos filhos, para os conduzir, educar, orientar, cultivar, para isto deu aos pais autoridade, graça, entendimento, sabedoria, uma criança por mais saudável que seja não é capaz de sobreviver sem os cuidados de adultos, ela morreria de fome e sede nos primeiros dias… da mesma forma se deixarmos ela crescer dando apenas o que necessita para seu corpo, crescerá sem referências e fará o que der na cabeça. Por isto Deus deu pais aos filhos… estamos acostumados a pensar nos filhos como nossa herança, Deus nos deu filhos, o que é totalmente verdadeiro, contudo poucos tem entendido com clareza que como discípulos de Cristo somos todos seus servos e nós é que fomos dados a nossos filhos.
Assim é que deveria ser, contudo tenho testemunhado uma coisa incrível, inúmeras famílias em que o governo da casa está nas mãos dos filhos! As crianças agem e são tratadas como príncipes regentes, toda a rotina da casa, os valores, horários, comida, são determinados pela vontade delas! É incrível ver adultos de todas as idades sendo totalmente dominados pelas birras e pirraças de crianças, sujeitando-se a seus caprichos, sem a menor percepção de que algo está muitíssimo errado! Misericórdia! Isto é parte de uma maldição, não podemos nos sujeitar a este estado de coisas, Deus ao nos entregar filhos tinha um plano de como isto se daria. Urge voltarmos ao projeto original, acordemos para o que está acontecendo..

Não, não é normal o que está acontecendo, não é normal um adulto ser guiado por crianças, não pode dar em coisa boa este estado de coisas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

CABRESTOS E ANTOLHOS.

VOZES