CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS SEPARARÁ?




Perdoem-me o trocadilho, mas em nossos dias muitas vezes vivemos como se nosso mestre tivesse feito esta afirmação, e não a que ele fez, “a verdade vos LIBERTARÁ.”

Aqueles de nós que ouviram, ou pensam que ouviram algo novo de Deus, corremos o risco de, pensando estar edificando o corpo de Cristo, estarmos edificando nossa própria igreja e criando separações baseadas em nosso entendimento. Principalmente, nós os que temos facilidade com o manuseio da Palavra e o uso das palavras em público.

É muito interessante como rapidamente nos ensoberbecemos e nos consideramos superiores aos demais quando aprendemos meia dúzia de versículos e princípios e passamos a agir como detentores da verdade, nos separando dos demais seres menos iluminados. Não, não é a verdade que nos separa, é nossa atitude soberba e infantilizada de guardião do santo graal, defensor da Palavra Divina, como se ela disto precisasse... Deus chama proclamadores, não defensores.

Outra coisa fantástica é como agimos em função de outros. Quando o ensino sai de nossa boca, ou de nossos escritos, é Palavra de Deus, quando sai da boca ou escritos de outros, é interpretação e precisa ser analisada cuidadosamente, quando não, simplesmente descartada por não ter saído de nós, ou até proíbe-se o contato para impedir a contaminação...

Que hipocrisia, agindo assim damos a entender que somos os legítimos e únicos portadores da verdade, ignorando que nosso pensamento é influenciado em grande medida por nossos antepassados, nenhum de nós pode com legitimidade dizer que tem uma revelação “pura”. A Palavra de Deus é pura, nossa leitura dela, não é, a própria entonação de voz ao ler diretamente o texto bíblico pode induzir a conclusões enganosas. Quem dirá quando explicamos o texto.

Estamos sim sujeitos a nosso próprio entendimento e momento de vida, daí ser tão importante a multidão de conselheiros e o bom hábito dos Bereanos, de conferir o que estava sendo dito com as escrituras. Com as escrituras, não com as nossas santas exegeses e tradições.

Outras vezes nos perdemos em argumentações intermináveis sobre palavras e seus significados, a ponto de nos esquecermos que o propósito da verdade é trazer a presença de Deus, ele é a verdade e nas nossas divagações acabamos nos afligindo, esquecendo também que a maioria dos seres humanos não tem nem ideia do que estejamos falando...

Fazemos questão de deixar claro nosso entendimento em detrimento de nossos relacionamentos, de que adianta tanto entendimento se ele só me afasta das pessoas que eu deveria amar? Acaso pretendo entrar no céu sozinho? Não, não, estou falando de aceitar heresias e distorções, estou falando que muitíssimo do que entendemos ser defesa do evangelho, são defesas de pontos de vista, interpretações, ou como disse Pedro acerca dos que não entendiam o que Paulo dizia, e faziam “ousadas asseverações”.

Uma boa dose de humildade nos fará muitíssimo bem em nossa caminhada!!!

Então o versículo se cumprirá, a verdade nos libertará!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES