COMO ESCUTAR, SE OS GRITOS DA ALMA SUFOCAM QUALQUER VOZ QUE NOS FALE???



COMO ESCUTAR, SE OS GRITOS DA ALMA SUFOCAM QUALQUER VOZ QUE NOS FALE???

Uma alma barulhenta sufoca qualquer possibilidade de escutar, por melhor que seja a qualidade, por maior que seja a altura, por mais bela que seja a composição, por mais impactante que seja a mensagem, por mais relevante que seja o assunto, por maior que seja a autoridade de quem fala, simplesmente nenhum efeito terá sobre aquele que tem uma alma atribulada e barulhenta. Os sons mais belos se tornarão um ruído insuportável e causarão ainda mais angustia e barulho.

Por certo o salmista bem sabia disto, pois ele ordenava à sua alma dizendo coisas assim “aquieta-te minha alma”, “porque te inquietas dentro de mim, espera em Deus”, “porque se abate dentro de mim, oh minha alma”, “no sossego fiz calar a minha alma”...

Interessante como os que nos ouvem podem perceber facilmente como está a nossa alma, por mais que tentemos mascarar o fato, as pessoas que não estão ocupadas apenas consigo mesmas, percebem o ruído em nosso interior, pelo menos eu percebo muitas vezes a agitação e inquietude daqueles que me falam.

Uma alma inquieta, sem sossego, barulhenta, agitada, certamente será fonte de inúmeros problemas, pessoais e interpessoais, canseira e enfado dia após dia é o que podemos esperar quando não cuidamos de nossa alma, fardos insuportáveis, dores inexplicáveis, e pior de tudo um desperdício enorme de tempo, gastaremos nossa vida correndo atrás do vento, muitas vezes cheios de coisas, mas sem alma, sem vida de verdade.

Cultivar uma alma com cuidado é certeza de vigor quando necessário, nossa alma tem uma força enorme, e nos foi dada para por meio dela expressarmos o que Deus é em nós, uma alma bem cuidada será como um lindo jardim a exalar o bom perfume de Cristo, aliás o próprio Cristo fazia um bom cultivo de sua alma, retirando-se para a oração, contemplação, silêncio junto ao seu Pai.


Vivemos dias agitados, atribulados, tumultuados, mas nada disto poderá nos sufocar, se nossa alma estiver sossegada, quieta em Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES